Pequenas doses da sociedade sorvidas por mulheres em uma mesa de bar. Sem moderação.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E se eu quiser chorar?

Foto: Divulgação

Por que as mulheres são mais sensíveis que os homens? Historicamente desfavorecida, historicamente mais sensível, pelo menos é o que prova os estudos relacionados à mulher. Essa mulher que muitas vezes tem jornadas duplas, triplas, intermináveis. Trabalham em casa, na rua e ainda cuidam de si.

Na Bíblia a imagem simbólica da mulher, Eva ou Maria, esta sujeita a superioridade do homem e a sua inferioridade e submissão, muito comum nas escrituras sagradas tanto para judeus quanto para cristãos. Podemos dizer então que isso é enraizado socialmente, o que muitas vezes leva ao femicídio.

Um exemplo claro disso é o da Santa Inquisição, que foi responsável pela morte de aproximadamente meio milhão de pessoas, e destas, 82% eram mulheres acusadas de bruxaria. A mulher, historicamente carrega em si mais responsabilidade, e é fato que quase nunca é reconhecida.

Mulheres e homens ocupando o mesmo cargo, trabalhando, em teoria, igualmente. Mas, na ora de receber o salário, a diferença é explicita. Esse é o caso de Roberta, há 15 anos funcionária de um grupo de lojas, gerente de uma dessas lojas e Mateus, que ocupa o cargo Roberta e recebe 500,00 a mais que ela, por que? Só Deus sabe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário